FAQ - Perguntas Frequentes

Como chegam à nota final de cada jogo?

    A nota final apresentada para cada jogo é obtida através de um sistema de pontuação comum a todos os jogos e composto por 23 parâmetros e por um arredondamento final de -1, +1 ou =. Cada um dos parâmetros é muito abragente, estando pois dividido em outros subtemas que funcionam como tópicos de desenvolvimento. Além disso, cada parâmetro tem um valor pontual diferente, desde apenas 1 ponto, até ao parâmetro mais valioso, de 10 pontos.

Para que serve o "arredondamento final"?

    O "arredondamento final", que é exercido sobre a nota final do jogo sob a forma de -1, +1 ou =, tem como objetivo corrgir a nota final para um valor mais próximo do pretendido, sendo uma espécie de "limador de arestas". O "arredondamente final", neste caso o -1, serve também para impedir notas de 101, pois esse é o resultado da soma de todos valores pontuais de todos os parâmetros, e também para auxiliar na comparação entre jogos, podendo  um jogo apresentar mais qualidade e estar numa situação de igualdade com outro, sendo possível assim quebrar a falsa equidade. Por fim, esta característica, neste caso o +1, é utilizada também para ajudar os jogos sem opções online a recuperar um ponto (visto que a falta de online acaba por equivaler a um 0 no parâmetro correspondente). Diga-se ainda que a maioria dos jogos recebe um "arredondamento final" positivo, isto acontece pois o nosso sistema de análise é muito rigoroso.

Qual é a diferença nos parâmetros entre jogos com e sem Online?

    A diferença é mínima. Nos jogos com Online (apenas considerados modos cooperativos e competitivos), o parâmetro homónimo tem um valor de 4 pontos e o parâmetro "Comprimento do Jogo" um valor de 3 pontos, enquanto que nos jogos sem Online os valores são de 3 e 4 pontos, respetivamente.

Não é injusto um jogo sem Online perder 3 pontos?

     A nosso ver, não. Isto porque o jogo, ao não ter modos Online, tem mais espaço no armazenamento para outras funções, nem que seja a simples hipótese de suportar mais cadáveres no cenário. Ainda para mais,  a ausência destes modos permite aos produtores terem mais tempo para dispender no título, melhorando-o.

    Ainda assim há que ter em conta que sendo a soma do pontos dos parâmetros 101 e a nota máxima 100 (e também que o "arredondameto final" pode ajudar), matematicamente, os títulos sem Online perdem somente 1 ponto.

As análises são apenas feitas quantitativamente ou existem as análises por escrito?

    Todas as análises são também feitas por escrito, e num formato extremamente extenso, contudo apenas estão disponíveis no site as notas quantitativas dos jogos, bem como algumas informações extra.

Como devem ser interpretadas as notas dos jogos?

    As notas devem ser interpretadas de um forma diferente da dos sites de análises que existem pela Internet. Aqui as notas são, na sua maioria, mais baixas, isto devido às nossas análises serem muito rigorosas. Assim sendo, e ao contrário de outras possíveis interpretações em outros modelos de análise, uma nota acima dos 60 já é cosiderada relativamente boa, e não apenas mediana. Nas análises poderão encontrar um classificação do jogo numa palavra, a conclusão a tirar destas palavras será que um jogo identificado como "Bom" ou melhor, já é, de facto, um jogo de qualidade; já um jogo classificado como "Mau" ou pior já é tido como um jogo de fraca qualidade; quanto aos jogos com "Suficiente", estes apresentam qualidade "suficiente" mas poderão não corresponder a algumas expetativas, sobretudo abaixo da nota 60 ou 65. Há que ter em conta as preferências por certos géneros e/ou melhores opções no mercado. Qualquer dúvida sobre a qualidade de um jogo e se se adequa aos gostos de cada um será esclarecida na secção de comentários, onde fornecemos toda a ajuda requerida.

São analisados jogos de todas as datas? E DLC?

    Não, apenas são analisados jogos lançado a partir do ano de 2008 (inclusive), contudo os jogos lançados antes desta data contam com a sua própria secção no site, onde são avaliados num sistema mais simples, onde não é utilizada a fórmula de cálculo de pontuação nem elaborada a análise original mais extensa. Esse sistema alternativo pontua os jogos de 0 a 5, com casas decimais incluídas, totatizando 51 possíveis notas (0,0 até ao 5,0), ao contrário das 101 (0 a 100) do sistema normal. Os DLC não são analisados, mesmo que estes tenham sido jogados.


Itens: 1 - 7 de 7